MOOD: Bolo Mármore

Olá meus doces!! 🍉💛

Desde pequena que adooooro Bolo Mármore. A minha mãe comprava numa pastelaria perto de casa e era tão, mas tão divinal que eu acompanhava sempre com leite achocolatado.

Já há anos que não como, confesso. Mas esta semana inspirei-me no blog da Rachl Mansfield e fiz uma versão para mim, que adaptasse o meu desgosto pelo uso da banana em receitas.

A verdade é que adorei o resultado pois ficou apenas com um leve travo a banana e sabe bastante a cacau, que eu adoro! Usei como pré-treino para 2 dias e, claro, também ofereci a pessoas à minha volta ‘cuz sharing is caring. 🙊

O bolo rendeu-me 12 fatias e usei:

  • 1 banana média (cerca de 105gr) – aumentem a quantidade se forem amantes de banana nos bolos
  • 25gr oleo de coco – uso um orgânico da MyVegies que compro na Prozis
  • 30ml pancake syrup – é um adoçante líquido zero calorias. Sabem que compro na Prozis, é da marca Walden Farms e podem usar o código JOPARENTE-PRZ10 para terem desconto – ou substituam por mel/agave mas tenham em consideração que a informação nutricional se vai alterar
  • 1 ovo (50gr)
  • 60ml bebida de aveia – uso da Alpro ou Oatley
  • 70gr farinha de arroz integral – compro em lojas a granel
  • 20gr whey de sabor a Pantone – sub. por mais farinha se preferirem – também compro na Prozis
  • 15gr proteína isolada de ervilha – sub. por mais farinha se preferirem – uso esta da Haya Labs pois tem um teor proteico bastante elevado comparativamente a outras proteínas vegetais (Prozis)
  • 10gr de cacau puro em pó – neste momento estou a usar da Prozis mas a marca Valor vende um igualmente bom
  • 1cchá rasa de fermento
  • 1ccafé de bicarbonato de sódio 
  1. Numa tigela grande, esmagar a banana.
  2. Adicionar os ingredientes líquidos e envolver bem.
  3. Numa taça separada, misturar todos os ingredientes secos, à exceção do cacau.
  4. Misturar muito bem o conteúdo de ambas as taças (usei uma batedeira). Se acharem que a massa está muito espessa, adicionem bebida de aveia.
  5. Numa tigela, adicionar o cacau e 1/3 da massa. Envolver bem.
  6. Com a forma onde vão cozinhar o bolo forrada a papel vegetal, dispôr a massa clara e depois a escura por cima.
  7. Com a ajuda de uma faca ou colher, façam movimentos circulares suaves para ambas as massas se começarem a misturar, apenas o suficiente para criar aqueles riscos clássicos do Bolo Mármore. No meu bolo isto não foi possível pois dividi as massas em metade-metade e por isso lá se foi o efeito estético. 🙊😂

Espero que gostem! A receita não contem glúten ou lactose. 🤓

Macros (1/12): 69kcal | 3.9gr P | 2.9gr G | 7.3gr HC

Vão fazer? Se sim, digam-me como ficou! Aqui no blog, no instagram @joparentedacosta, no Facebook (@foodformymoodblog) e com a hashtag #foodformymoodblog

Jo ♥

Deixe um comentário

