MOOD: Pão Proteico de Abóbora 

Olá meus doces!! 🍉💛

Andava com desejos de pão de sementes, especialmente de abóbora e após investigação pelas internets, encontrei um que me interessou bastante no blog Protein Pow.

Omiti a farinha de coco e substituí a linhaça por farinha de espelta pois temi um pouco pelas elevadas macros de gordura e, como prefiro “distribuir o mal pelas aldeias” (neste caso, o bem), não quis deixar os hidratos tristes, daí utilizar a farinha de espelta. Se forem adeptos do low carb, então usem farinha de linhaça em vez da espelta. 🤓😏

Adorei o resultado mas não se assustem com a cor do pão! É verde porque leva sementes de abóbora trituradas, o que lhe dá um sabor absolutamente maravilhoso.

Foi bastante simples de fazer no sentido em que meti tudo na liquidificadora-forma-forno. Este é o meu tipo de receita favorita! 😍

O pão ficou pequenino e rendeu 8 fatias compridas mas baixinhas. Isto lembra-me de referir que este pão não vai crescer muito pois tem muito pouco glúten e por isso o fermento que leva tem o trabalho condicionado eheh. Vejam na foto:


Bem, agora que creio ter feito uma análise mais ou menos completa, segue a receita:

  • 1/2 chávena (85gr) sementes de abóbora – comprei no Continente
  • 2csopa (15gr) proteína de ervilha sem sabor – uso esta da Haya Labs pois tem um teor proteico bastante elevado comparativamente a outras proteínas vegetais e compro na Prozis. Podem tentar substituir por whey sem sabor mas a textura é bastante diferente por isso não garanto que resulte. 🤔 Podem ainda substituir por uma farinha da vossa preferência mas tenham em conta que o aporte proteico irá reduzir bastante.
  • 2csopa (20gr) farinha de espelta integral/linhaça/outra da vossa preferência
  • 1 ovo
  • 1/4chavena (72gr) claras de ovo
  • 1/4chavena (60ml) bebida de aveia – usei da Oatley – substituir por outra vegetal
  • 5gr fermento
  • Para polvilhar: 5gr sementes abóbora + 5gr sementes sésamo
  1. Na liquidificadora, misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e esverdeada.
  2. Forrar uma forma pequena, colocar a mistura e polvilhar com as sementes.
  3. Levar ao forno a cerca de 180° durante 30min. Retirar quando o palito sair totalmente seco.
  4. Deixar esfriar para fatiar.

Ps: é igualmente delicioso torrado!! 😋

Macros por fatia (1/8): 103 kcal | 6,3gr gordura | 4,4 HC | 6,5gr proteína

Vão fazer? Se sim, digam-me como ficou! Aqui no blog, no instagram @joparentedacosta, no Facebook (@foodformymoodblog) e com a hashtag #foodformymoodblog

Jo ♥

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