MOOD: Cheesecake de Abóbora

Cheesecake. Frutos vermelhos.. AçaíMaracujá… e agora abóbora. De loooonge a minha sobremesa “fria” favorita.

Já não fazia há algum tempo pois confesso que é uma sobremesa que associo ao Verão e well, let’s face it, o Verão já lá foi! Mas apetecia-me cheesecake. E vocês já sabem que se me apetece, eu vou fazer, der por onde der. Aliás, todo o nome deste blog ficaria completamente sem sentido se assim não fosse. 😇

Portaaaanto, deixando os meus devaneios de parte e voltando ao cheesecake: lá produzi a criação mas faltava-me o topping. Não queria os frutos vermelhos pois apetecia-me algo mesmo deste tempo. Levei o tópico ao Instagram e as almas caridosas que assistem às minhas stories ajudaram-me com a decisão: topping de abóbora e canela. Só que eu quis javardar mais um pouco e acrescentei as nozes. Ahhh sim, porque a vida é linda, mesmo com macros de gordura restritas (eu avisei que fazia, desse por onde desse!).

img_0688

O resultado foi este: visualmente bastante apelativo. Pena que em termos de consistência tivesse ficado um pouco mole – a Jo admitindo os seus erros culinários – porque eu sempre tive uma guerra com a gelatina neutra. Talvez um dia me lembre de vos contar esta história.

Agora que já desabafei o suficiente para um post…

Para a base:

  • 130gr bolacha torrada – as do Lidl têm uma informação nutricional muuuuito interessante.
  • 10gr farinha de aveia
  • 20gr óleo de coco
  • 40gr de claras de ovo
  1. Pré-aquecer o forno.
  2. Triturar as bolachas num processador de alimentos.
  3. Acrescentar os restantes ingredientes e mexer.
  4. Forrar o fundo de uma forma de cheesecake e colocar no forno a 150º enquanto preparam a camada branca.

Nota: esta base fica um pouco esfarelada. Se pretenderem uma base mais sólida acrescentem o dobro do óleo de coco.

Para o recheio:

  • 1 embalagem de requeijão magro – comprei da marca Continente
  • 300gr de quark 0%
  • 10gr de proteína vegetal mas podem substituir por aveia ou outra farinha que prefiram
  • 4/5 folhas de gelatina neutra previamente demolhada em água (já com a atualização da quantidade decente para um cheesecake de consistência normal)
  • 60ml de Pancake Syrup da Walden Farms
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  1. Bater todos os ingredientes exceto a gelatina.
  2. Retirar a forma do forno.
  3. Quando a mistura estiver homogénea, adicionar a gelatina.
  4. Bater até que esta se dissolva.
  5. Adicionar a mistura à base.

Para o topping:

  • 350gr de abóbora cozida triturada
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco
  • cerca de 20gr de noz triturada

ou

  • 1 frasco de doce de abóbora sem adição de açúcares
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • cerca de 20gr de noz triturada

Vão fazer? Se experimentarem, digam-me como ficou! Aqui no blog, no instagram @joparentedacosta, no Facebook e com a hashtag #foodformymoodblog

♥ Jo

img_0687

Nutrition Facts
Servings 14.0
Amount Per Serving
calorias 115 
% Daily Value *
Total Fat 4 g 7 %
Saturated Fat 2 g 12 %
Monounsaturated Fat 0 g
Polyunsaturated Fat 0 g
Trans Fat 0 g
Cholesterol 0 mg 0 %
Sodium 23 mg 1 %
Potassium 50 mg 1 %
Total Carbohydrate 12 g 4 %
Dietary Fiber 1 g 4 %
Sugars 2 g
Protein 6 g 12 %
Vitamin A  7 %
Vitamin C  2 %
Calcium  9 %
Iron  1 %
Deixe um comentário

